O hábito de roer as unhas é muito comum e pode estar relacionado a situações de estresse, ansiedade ou mesmo por um costume ruim que vem desde a infância. Pode até parecer inofensivo, mas roer as unhas afeta não só a estética das unhas como também a saúde e bem-estar do corpo. Solucionar esse caso exige muito esforço e disciplina, já que por vezes a ação acontece involuntariamente.
O nome técnico para o hábito de roer as unhas é onicofagia e pode causar inúmeras doenças. Isso porque, ao levar os dedos à boca, os microrganismos presentes nelas vão diretamente para o organismo, o que provoca desde infecções até verminoses. Além disso, o hábito desgasta o esmalte dos dentes, causa danos à gengiva, complicações na mordida e pode culminar em infecções bucais.
Leia também: Confira alguns cuidados para manter uma boa higiene bucal em casa
Entre as possíveis consequências para a saúde bucal pelo hábito de roer as unhas estão:
Como mostramos, os prejuízos de roer as unhas vão muito além da estética das unhas e podem afetar a saúde física e bucal, por isso é importante tentar minimizar os impactos deste hábito. Para isso, é importante manter as unhas limpas e aparadas, tentar buscar outras formas de aliviar o estresse.
Leia também: Por que consultar o dentista periodicamente?
A Dra. Eliana Franciscatti atua na odontologia há quase 20 anos e possui como foco as áreas de odonto estética, reabilitação oral e ortodontia. Uma de suas principais marcas é o contínuo aprendizado e aprimoramento de técnicas através de cursos, seminários e eventos que trazem à realidade do paciente o que há de mais moderno no setor.
A Dra. Eliana e sua equipe possuem como um dos principais cuidados o acompanhamento de seus pacientes para garantir que mantenham a boa saúde da boca e prevenir contra qualquer mal que possa afligi-los. Seu consultório está localizado no centro da cidade de Caieiras, local de fácil acesso de carro e transporte coletivo. Conheça mais sobre o trabalho da Dra. Eliana Franciscatti acessando seu site, Facebook e Instagram.
Site desenvolvido Alliance Comunicação Sustentável
Comentários