O surgimento da pílula anticoncepcional, há seis décadas, trouxe diversas transformações sociais, como o progresso da liberdade feminina e o respeito aos direitos reprodutivos. O método de controle de natalidade também provocou efeitos sobre o corpo das mulheres.
Estudos recentes indicaram a forte influência das pílulas na saúde bucal, esses hormônios estão diretamente relacionados com doenças gengivais. O uso aumenta os níveis de estrogênio e/ou progesterona no organismo para prevenir a gravidez, porém impacta na boca.
De acordo com as pesquisas, o grupo de mulheres com idade entre 20 e 35 anos que utilizam o anticoncepcional apresentaram gengivas mais retraídas e inflamadas, problemas periodontais e, sangramento gengival. O oposto daquelas que não fazem o uso do remédio.
Esses resultados não significam que as mulheres devem parar de usar anticoncepcionais, mas que devem ir ao dentista regularmente para a prevenção de doenças bucais e aprender as melhores formas de cuidar da saúde bucal.
Site desenvolvido Alliance Comunicação Sustentável
Comentários