Os filhos, na primeira infância e mesmo na adolescência, se inspiram consciente e inconscientemente nos pais. Os pais são os primeiros heróis, são guias para as horas difíceis e os modelos que seguimos. Porém, isso é verdade tanto para os bons quanto para os maus exemplos. Quando o assunto é saúde bucal, a atitude do pai fala mais alto do que horas de recomendações. E como todo pai e toda mãe ama ver o sorriso lindo dos filhos, fique atento às nossas dicas.
Os principais deslizes cometidos pelos pais que podem vir a ser seguidos pelos filhos, comprometendo a saúde bucal e o sorriso dos seus herdeiros, são:
Fumar – Fumar na frente das crianças pode ser extremamente perigoso, além de um mal exemplo. Além das incontáveis doenças que a prática pode provocar, como câncer de boca, de laringe, de faringe, de língua e bochecha, o fumo deixa os dentes amarelados e manchados, além de provocar doenças gengivais.
Comer muitos doces – O açúcar é um dos substratos preferidos das bactérias que geram a doença cárie. Quando não há higiene bucal correta, elas passam horas agindo sobre o esmalte do dente. Caso a criança coma doces igual ao pai, certamente terá problemas. Quanto menos açúcar for ingerido, melhor.
Colocar muito creme dental na escova – Há quem acredite que quanto mais creme, mais limpos ficarão os dentes – porém, isso não se comprova na realidade. O creme dental deve ser colocado no sentido transversal às cerdas – e nunca as preenchendo completamente. A quantidade deve ser semelhante a um grão de milho. Recomenda-se o uso de creme dental fluoretado para crianças.
Escovação vapt-vupt – A vida agitada e o estresse, muitas vezes, fazem com que as pessoas queiram ‘ganhar tempo’, escovando os dentes com força e rapidez. As crianças, ao perceberem que os pais escovam dessa forma, acham que esta é a postura correta. Se pai, mãe e filhos escovarem os dentes juntos, pelo menos à noite, pode ser uma ótima experiência. Assim, as crianças aprendem o certo.
Usar fio dental – Pais que usam fio dental são exemplos positivos para as crianças. Se possível, a fita ou o fio dental deve ser usado após as três refeições do dia. Não existe uma ‘ordem’, se antes ou após a escovação. O mais indicado, porém, é que o fio seja passado antes para que não nos esqueçamos dele. Depois disso, complemente com a escovação e o enxágue.
Hábitos que valem à pena evitar – Morder a tampa da caneta porque pode prejudicar a dentição e machucar as gengivas; abrir tampas de garrafa com os dentes porque há o risco até de quebra do dente; roer unhas é um hábito que atrapalha na articulação mandibular, além de transferir as bactérias presentes nas unhas para a boca.
Comentários