Mau hálito: confira algumas das causas e tratamentos para esse quadro

Mau hálito

A halitose, popularmente conhecida como mau hálito, é um problema frequente na vida de muitas pessoas. Seu surgimento está, muitas vezes, associado à higienização inadequada, mas esse não é o único fator responsável. Hábitos como o tabagismo e alcoolismo, ou até mesmo algumas infecções na garganta, também podem ser os causadores. 

Leia também: Acordou sentindo um gosto ruim na boca? Mau hálito matinal é normal; entenda

Uma higienização completa e correta envolve a escovação dos dentes, utilização do fio dental, mas também cuidados com a higiene da língua. O uso de cremes dentais apropriados e a realização de bochechos, também ajudam a eliminar impurezas e restos de alimentos que possam estar na cavidade bucal. Essa higienização correta também ajuda a evitar outro dos possíveis causadores do mau hálito: a cárie.

O jejum prolongado é outro responsável pelo quadro. Passar muitas horas sem ingerir alimentos, diminui a quantidade de glicose no sangue, o que é conhecido como hipoglicemia. Nesta condição, o corpo precisa queimar gordura para produzir energia e, com isso, gera a cetona, substância química que gera o mau odor pela respiração e, consequentemente, chega à boca. Por isso, a importância do cuidado com a alimentação e hidratação também nesse cenário.  

O excesso na ingestão de alimentos, como alho e cebola podem contribuir para isso, visto que, são ricos em enxofre e, ao se decomporem no plano bucal, geram o mau cheiro. A ingestão de grandes quantidades de proteína animal, embutidos e carnes gordurosas também podem afetar o hálito. 

Dicas para evitar o mau hálito

Mau hálito

Algumas mudanças de hábitos cotidianos podem contribuir para minimizar a aparição de mau hálito, entre elas: 

  • Realizar uma higienização bucal completa e adequada;
  • Evitar o tabagismo e a ingestão de grandes quantidade de álcool;
  • Manter uma alimentação saudável e hidratação correta;
  • Visitas periódicas ao seu dentista.

As causas podem ser muitas e as mudanças nos hábitos podem contribuir para o fim do mau hálito, mas uma coisa é certa: em caso de continuidade do quadro, mesmo após mudanças , o ideal é buscar ajuda profissional.

Leia também: Aspecto de língua branca pode ser um dos sinais para reforçar sua higiene bucal

Dra. Eliana Franciscatti

A Dra. Eliana Franciscatti atua na odontologia há quase 20 anos e possui como foco as áreas de odonto estética, reabilitação oral e ortodontia. Uma de suas principais marcas é o contínuo aprendizado e aprimoramento de técnicas através de cursos, seminários e eventos que trazem à realidade do paciente o que há de mais moderno no setor.

A Dra. Eliana e sua equipe possuem como um dos principais cuidados o acompanhamento de seus pacientes para garantir que mantenham a boa saúde da boca e prevenir contra qualquer mal que possa afligi-los. Seu consultório está localizado no centro da cidade de Caieiras, local de fácil acesso de carro e transporte coletivo. Conheça mais sobre o trabalho da Dra. Eliana Franciscatti acessando seu siteFacebook e Instagram.

Comentários