Entenda por que a extinção das abelhas é tão preocupante

A cada ano que passa o número de espécies de abelhas que entram para a lista de animais em extinção só cresce. Em 2016 o levantamento desenvolvido pelo US Fish and Wildlife Service (FWS), órgão equivalente ao Ibama no Brasil, constatou que mais sete espécies de abelhas estariam na lista de extinção. Já em relação às projeções, os números sobre a extinção das abelhas são ainda mais preocupantes, uma vez que, de acordo com uma análise da Universidade de São Paulo, a previsão é de que a população de abelhas e outros polinizadores diminua em até 13% até 2050 no Brasil.

Leia também: Estudo aponta que bactéria da periodontite pode estar relacionada ao Alzheimer

Por que a extinção das abelhas é tão preocupante?

Extinção das abelhas

Não há dúvidas de que a extinção das abelhas é um acontecimento tão preocupante quanto a de outros animais do planeta. Contudo, o que os especialistas e estudiosos da área ambiental estão chamando atenção é para o fato de que o inseto é responsável pela polinização de mais da metade dos alimentos produzidos no mundo. Para se ter uma ideia, em entrevista ao site de notícias Terra, Gerson Pinheiro, do S.O.S Abelhas sem Ferrão, afirmou que esses insetos são responsáveis pela polinização de 75% de toda a produção de alimentos do mundo.

Além da contribuição para alimentação dos seres humanos, as abelhas também são importantes para a manutenção das florestas. Segundo um artigo publicado pelo Greenpeace Brasil, se as abelhas forem extintas, a reprodução de plantas ficará comprometida, uma vez que mais de 90% das espécies de vegetação tropical com flores e 78% das espécies de zonas temperadas são dependentes da polinização das abelhas.

Com isso, a extinção das abelhas gera um enorme desequilíbrio ambiental, já que são a base da cadeia alimentar, podendo assim, em um efeito dominó, prejudicar seus predadores e as demais espécies da cadeia.

Mas o que tem causado a extinção das abelhas? Estudos têm apontado que os agrotóxicos são um dos principais responsáveis por esse desastre. Somente no Brasil, entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, mais de 500 milhões de abelhas foram encontradas mortas em decorrência do contato com agrotóxicos à base de neonicotinoides e de Fipronil, utilizados como inseticidas. Além disso, o desmatamento e mudanças climáticas também colocam em risco essa espécie.

Leia também: Obturação de amálgama é prejudicial à saúde

Dra. Eliana Franciscatti

A Dra. Eliana Franciscatti atua na odontologia há quase 20 anos e possui como foco as áreas de odonto estética, reabilitação oral e ortodontia. Uma de suas principais marcas é o contínuo aprendizado e aprimoramento de técnicas através de cursos, seminários e eventos que trazem à realidade do paciente o que há de mais moderno no setor.

A Dra. Eliana e sua equipe possuem como um dos principais cuidados o acompanhamento de seus pacientes para garantir que mantenham a boa saúde da boca e prevenir contra qualquer mal que possa afligi-los. Seu consultório está localizado no centro da cidade de Caieiras, local de fácil acesso de carro e transporte coletivo. Conheça mais sobre o trabalho da Dra. Eliana Franciscatti acessando seu site e Facebook.

Comentários