Hoje, quarta feira de cinzas, marca o fim do Carnaval. É algo triste, afinal, quem não gosta de uma folia ou ter uns dias a mais para relaxar em casa? No entanto, o fim dessa época festiva pode te fazer sorrir melhor. Isso porque o álcool, ingrediente infalível de blocos, rodas de samba ou churrascos acarreta um grande mal a sua saúde bucal.
De acordo com a Dental Health Foundation da Irlanda, pacientes que consomem bebidas alcoólicas com frequência possuem um risco seis vezes maior de terem câncer de boca.
Você pode até pensar que beber aquele chopp todos os dias depois do trabalho não vai fazer mal à sua saúde. O problema é que o consumo exagerado desidrata nosso organismo e o mesmo acontece com a boca.
Assim, o fluxo salivar diminui e isso pode aumentar as chances de qualquer infecção ou problema oral, pois a boca estará mais fragilizada sem o efeito protetor da saliva. Isso quer dizer que sem o efeito “tampão” dela, o risco também se estende para outras doenças mais comuns como a cárie, periodontite e erosão dentária.
O maior perigo é quando as pessoas misturam álcool com cigarro ou narguilé. Estudos dizem que essa combinação eleva em até 38 vezes o risco de desenvolver câncer de boca. Problemas mais comuns e, logicamente, menos graves, também podem trazer dor de cabeça às pessoas. A erosão dentária, por exemplo, é uma doença que desgasta a estrutura do esmalte através de ácidos.
Neste caso, a maior causa do problema são as consequências que o álcool traz ao paciente, como o vômito. Sendo assim, a melhor forma de minimizar o risco é beber com moderação, já que com a perda do esmalte, a dentina, tecido subjacente, fica exposta e mais suscetível à cárie e ao risco de sensibilidade.
A higiene é uma grande aliada, mas é preciso maneirar no álcool
A higiene bucal é a melhor forma de manter um sorriso saudável. Escovar os dentes e usar fio dental regularmente evita efeitos prejudiciais do álcool na boca. Por outro lado, é importante diminuir o consumo e evitar bebidas mais ácidas e com açúcar, como a caipirinha, refrigerantes e isotônicos. Se a vontade de tomar um drinque for maior, faça isso com um canudo para a bebida não tocar nos dentes.
É importante frisar que beber antes de dormir acaba afetando ainda mais o fluxo salivar durante a noite, aumentando as chances de ter cárie. O mais indicado é que após o consumo de bebida alcoólica, opte-se por alimentos como leite, iogurte e queijo, que são ricos em cálcio e fosfato e ajudam a remineralizar o esmalte dentário.
Comentários