Quando o esmalte do dente está mineralizado, ele fica forte e impermeável, porém, muitas vezes o dia a dia não é muito gentil, pois fraturas; alimentos ácidos; bebidas; cáries, entre outros vilões, podem desgastar a dentária. Uma das principais causas da sensibilidade é quando a superfície do dente é corroída e a dentina fica exposta.
É importante dizer que a sensibilidade causada por desgaste do esmalte pode ser prevenida com mudanças de hábitos diários. Confira dez dicas:
A escova deve ter grandes quantidades de cerdas e ser ultramacia ou arredondadas.
Refrigerantes, energéticos e isotônicos devem ficar distantes dos dentes. Mesmo sucos mais ácidos, é indicado ingerir com canudos, desta forma evita o contato com a acidez.
Opte apenas pelo uso do azeite e sal para evitar danos, pois o vinagre também é ácido, evitando a sensibilidade.
Ao invés de comer e ir direto escovar os dentes, vale mascar uma goma sem açúcar, porque isso estimulará o fluxo salivar, que neutraliza a acidez da boca. Por outro lado, caso a escovação seja feita com o pH desequilibrado, a acidez é passada nos dentes pela escova, o que desmineraliza o esmalte.
É necessário utilizar um creme dental destinado a dentes sensíveis, indicado por um profissional da área. Os produtos branqueadores normalmente são mais abrasivos, ou seja, inimigos da sensibilidade.
Cremes dentais e enxaguantes bucais com flúor podem ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes. O produto, em gel, também pode ajudar nas crises.
Escovar os dentes, usar o fio dental e limpar a língua de maneira adequada são passos imprescindíveis para uma boca saudável. Consequentemente, a cárie não se instala e o esmalte dentário não corre riscos.
Todos os tipos de clareamento dentário devem ser recomendados pelo dentista. Para quem já tem dentes sensíveis, até as soluções caseiras devem passar longe. No mercado existem cremes dentais, fitas adesivas e kits branqueadores e eles podem agravar o quadro de sensibilidade. Para garantir dentes brancos e sem dor, só com acompanhamento profissional.
A escovação não exige força e sim movimentos e ferramentas adequadas. A pressão em demasia pode desgastar o esmalte e piorar a sensibilidade. A escova deve estar a 45 graus em relação aos dentes para alcançar mais fundo nas gengivas.
Caso exista a desconfiança de bruxismo, é importante ir ao dentista para tratar o problema. O profissional pode indicar placas para serem usadas durante a noite, que evitam o desgaste do esmalte dental.
Site desenvolvido Alliance Comunicação Sustentável
Comentários