Dentes trincados? Entenda as causas e tratamentos 

O dente trincado é um tipo de complicação comum, uma vez que pode ser causado por diferentes fatores do cotidiano. No entanto, apesar de ser bem conhecido, o problema gera certas dúvidas em relação aos modos de tratamento.  

Primeiro, é necessário estabelecer as possíveis causas da fissura. Além da mastigação de alimentos duros, a complicação também pode ser resultado de fatores como pancadas e traumas na boca, bruxismo, choque térmico e desequilíbrio na arcada. Seja qual for a situação, não há com que se preocupar, uma vez que é possível reverter o quadro por meio do auxílio de um dentista. 

Quais são os tratamentos para dentes trincados? 

Os dentes não possuem a capacidade de se autorregenerar, o que faz que seja necessário adotar alguns métodos para tratar do problema. Para isso, o dentista realiza uma análise que leva em conta o local e o tamanho da fissura, além de sua dimensão e incômodos causados pelo problema. 

No caso de uma complicação pequena, o profissional pode optar por um reparo simples, como a utilização de um adesivo. Se necessário for, também pode haver o uso da coroa para proteger o dente afetado. 

Já para pacientes com quadros mais graves, há possibilidade de realizar o reparo por meio do implante dentário ou do tratamento de canal. Nesses casos, é necessário remover o dente afetado, uma vez que o mesmo pode desencadear problemas mais sérios.  

Comentários