O álcool é um componente muito comum em nosso cotidiano e costuma ser ingerido em momentos de celebração ou simples vontade pessoal. Mas como tudo na vida, pode causar problemas quando a prática é realizada em excesso. Nesse caso, os danos podem atingir até mesmo à saúde bucal.
A ingestão frequente de álcool pode contribuir para desidratação do nosso organismo, e o mesmo acontece com a boca. Com isso, o fluxo salivar diminui e as chances de qualquer infecção ou problema oral aumentam significativamente, já que a saliva possui efeito protetor. Desse modo, qualquer disfunção em seu fluxo pode comprometer e afetar o funcionamento da saúde bucal.
Além disso, quando consumidas regularmente, as bebidas alcoólicas podem desgastar os dentes, causar mau hálito ou mesmo provocar a conhecida síndrome da boca seca, a sensação de sede fora do normal. Entre outros problemas, pode-se notar a presença de doenças como a cárie, periodontite e até mesmo erosão dentária, que desgastam a estrutura do esmalte através de ácidos. Daí a importância de não beber em excesso e também de redobrar os cuidados com a higiene bucal após tomar os drinks que você tanto gosta.
Leia também: A importância do flúor para a higiene bucal correta
1) A cerveja não mancha os dentes: a cerveja é ácida, ou seja, torna os dentes mais propensos às ações da cevada e dos maltes encontrados nas bebidas mais escuras.
2) Não há relação entre o consumo de álcool e doenças bucais: existe uma relação confirmada entre uma ingestão prolongada de álcool e algumas doenças. Isto ocorre devido à irritação e às alterações que as substâncias alcoólicas causam nas cavidades do corpo.
3) As bebidas alcoólicas ajudam a manter sua boca hidratada: as bebidas com alto teor de álcool, podem na verdade trazer a desidratação e sensação de ressecamento na boca.
A melhor forma de minimizar o risco de problemas causados pelo consumo de bebidas alcoólicas é beber com moderação e ter todos os cuidados com a higienização completa. Escovar os dentes e usar fio dental regularmente evita os efeitos prejudiciais do álcool na boca. Ademais, é importante diminuir ou evitar bebidas muito ácidas e com açúcar, como a caipirinha, refrigerantes e isotônicos. Por fim, uma recomendação é sempre ter um copo de água para acompanhar o drink.
Leia também: Em que intervalo de tempo devo fazer uma limpeza dental?
A Dra. Eliana Franciscatti atua na odontologia há quase 20 anos e possui como foco as áreas de odonto estética, reabilitação oral e ortodontia. Uma de suas principais marcas é o contínuo aprendizado e aprimoramento de técnicas através de cursos, seminários e eventos que trazem à realidade do paciente o que há de mais moderno no setor.
A Dra. Eliana e sua equipe possuem como um dos principais cuidados o acompanhamento de seus pacientes para garantir que mantenham a boa saúde da boca e prevenir contra qualquer mal que possa afligi-los. Seu consultório está localizado no centro da cidade de Caieiras, local de fácil acesso de carro e transporte coletivo. Conheça mais sobre o trabalho da Dra. Eliana Franciscatti acessando seu site e Facebook.
Site desenvolvido Alliance Comunicação Sustentável
Comentários