Conheça os tipos de implante dentário e qual é o mais indicado

A aplicação de um implante dentário está entre os procedimentos odontológicos mais conhecidos de todos. No entanto, muitas pessoas ainda desconhecem os detalhes desse tratamento, começando pelos diferentes modelos de realização do processo.

Leia também: Dentes amarelados: saiba o que significa e como evitá-los

Atualmente, o implante dentário pode ser realizado das seguintes formas:

  • Implante único (unitário simples): indicado em casos de perda de poucos dentes não sequenciais, quando esses não estão um ao lado do outro. É realizado por meio da fixação de um pino de titânio no local do dente perdido que pode ser colocado após a extração do dente perdido;
  • Implante duplo: recomendado para pacientes com ausência de três dentes vizinhos. Neste procedimento, é realizada a fixação dos pinos que funcionam como raízes artificiais e a coroa, assim formando uma espécie de ponte entre dois dentes com pinos e o que está no meio;
  • Implante com prótese protocolo: esse modelo utiliza de quatro a oito implantes para sustentar uma prótese. Sendo assim, é indicado para os casos em que grande parte dos dentes está comprometida;
  • Implante com prótese overdenture: um dos métodos mais econômicos, esse tipo de implante usa cerca de dois a seis implantes. Para exemplificar, é possível classificar esse procedimento como uma dentadura fixa que age por meio de uma barra de ligação entre os pinos e a prótese. Além disso, a prótese é móvel, assim facilitando a higienização;
  • Implante zigomático: mais indicado para pacientes com atrofia maxilar severa, esse procedimento é realizado por meio da fixação dos pinos no osso zigomático, ou seja, na maçã do rosto.

Mas afinal, qual é o tipo de implante dentário mais indicado?

Como explicado, existem diversos tipos de implante e funções para cada um deles. Sendo assim, é preciso uma análise para determinar o procedimento mais indicado para cada paciente. No entanto, há uma indicação quando nos referimos ao material aplicado.

O ideal é que o implante seja realizado com titânio, uma vez que o mesmo é inerente ao osso. Dessa forma, não há risco de rejeição pelo organismo. Além disso, o material acelera o processo de cicatrização.

Leia também: Confira alguns cuidados para manter uma boa higiene bucal em casa

Dra. Eliana Franciscatti

A Dra. Eliana Franciscatti atua na odontologia há quase 20 anos e possui como foco as áreas de odonto estética, reabilitação oral e ortodontia. Uma de suas principais marcas é o contínuo aprendizado e aprimoramento de técnicas através de cursos, seminários e eventos que trazem à realidade do paciente o que há de mais moderno no setor.

A Dra. Eliana e sua equipe possuem como um dos principais cuidados o acompanhamento de seus pacientes para garantir que mantenham a boa saúde da boca e prevenir contra qualquer mal que possa afligi-los. Seu consultório está localizado no centro da cidade de Caieiras, local de fácil acesso de carro e transporte coletivo. Conheça mais sobre o trabalho da Dra. Eliana Franciscatti acessando seu site e Facebook.

Comentários