A troca do dente decíduo, conhecido popularmente como ‘dente de leite’, começa entre os cinco e sete anos de idade, e é um momento marcante para as crianças e os pais que estão ajudando. Apesar de parecer simples, existem alguns cuidados que devem ser tomados na hora de ajudar os pequenos a retirar o “dente mole”, até para que não haja infecções ou outras complicações nesse processo.
Na hora da extração do dente de leite, não existe uma fórmula única e mágica que serve para todo mundo. Cada criança reage de um jeito a esse momento, ainda mais quando se trata do primeiro dentinho mole de sua vida. Algumas se assustam, principalmente ao ver os pais utilizando uma gaze para tirar o dente, enquanto outras mantêm a calma e acham a experiência de tirar um dente de leite super intrigante e divertida. Para ajudar os pais ou responsáveis nesse momento, separamos algumas dicas. Confira!
Quando a criança perceber que o dente está mole, o ideal é auxiliá-la a massagear com a escova a área da gengiva em que está o dente, tudo isso com movimentos lentos para frente e para trás. Essas duas ações simples vão ajudar o dentinho a se desprender da raiz. Já para extração, é preciso primeiramente higienizar muito bem as mãos para começar o processo, isso já previne qualquer infecção que possa surgir posteriormente. Depois, é necessário se certificar de que o dentinho está preso apenas à gengiva para então puxá-lo de forma correta e cuidadosa.
O ideal é sempre puxar o dente em direção dos lábios, seguindo a curva de erupção, isso porque, quando é puxado para dentro da boca, pode deixar algum pedaço na gengiva, o que pode causar complicações depois. Há casos em que o dentista precisa até mesmo recorrer à cirurgia para retirar o fragmento do dente. Por isso, nada de usar técnicas mais radicais, como amarrar um fio dental na maçaneta da porta ou qualquer outra nesse sentido.
Leia também: Em que intervalo de tempo devo fazer uma limpeza dental?
A Dra. Eliana Franciscatti atua na odontologia há quase 20 anos e possui como foco as áreas de odonto estética, reabilitação oral e ortodontia. Uma de suas principais marcas é o contínuo aprendizado e aprimoramento de técnicas através de cursos, seminários e eventos que trazem à realidade do paciente o que há de mais moderno no setor.
A Dra. Eliana e sua equipe possuem como um dos principais cuidados o acompanhamento de seus pacientes para garantir que mantenham a boa saúde da boca e prevenir contra qualquer mal que possa afligi-los. Seu consultório está localizado no centro da cidade de Caieiras, local de fácil acesso de carro e transporte coletivo. Conheça mais sobre o trabalho da Dra. Eliana Franciscatti acessando seu site e Facebook.
Site desenvolvido Alliance Comunicação Sustentável
Comentários