Cinco coisas que as gengivas revelam sobre você

Para manter a saúde da boca em dia é essencial tratar bem das gengivas. No entanto, mesmo quem capricha na higiene e vai ao dentista regularmente pode ter doenças na região. Fique de olho em alguns sinais:

Gengivas vermelhas demais

Quando está saudável, a região apresenta uma textura firme e um tom de rosa pálido. Caso ganhe uma coloração avermelhada ou arroxeada é preciso ficar atento, pois esse é um dos sintomas da gengivite.

Gengivas inchadas

Colocar muita força na escovação pode machucar as gengivas e deixá-las ligeiramente inchadas. Mas, se o incômodo não desaparecer em poucos dias, atenção! Esse é um dos sinais de que há uma inflamação na área.

Gengivas sangrando

Caso saia um pouco de sangue após a escovação ou na hora de passar o fio dental, olho vivo! Isso pode significar que as gengivas estão inflamadas (e que você precisa ir ao dentista para solucionar o problema logo).

Gengivas afastadas dos dentes

Seus dentes parecem maiores? O sorriso cresceu de uma hora para outra? A retração gengival pode ser um indício de que há uma gengivite ou uma periodontite (estágio avançado da doença) na área. Procure um dentista para um tratamento correto.

Gengivas doloridas

Escovação agressiva, uso incorreto do fio dental ou traumas podem deixar a região sensível ao toque. No entanto, se o desconforto persistir, consulte um profissional, pois há chance de ser gengivite, sapinho ou, até mesmo, câncer.

Comentários