Nada como um chá ou uma bebida bem quente para ajudar a esquentar no frio, não é mesmo? Então atenção, porque de acordo com um relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2016, ingerir bebidas acima de 65ºC pode aumentar os riscos de câncer de língua, esôfago e cavidade oral.
Leia também: Muito estresse no dia a dia pode também colocar sua saúde bucal em risco; entenda
Para chegar a essa conclusão a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), da OMS, envolveu 23 pesquisadores de 16 países diferentes que tiveram como embasamento mais de mil estudos feitos no Irã, China Turquia e América do Sul. Mesmo diante das evidências, a instituição classificou a ingestão de café e mate acima de 65ºC como “provavelmente carcinogênico para humanos”. Como os resultados apresentados eram semelhantes para ambas as bebidas, foi concluído que o problema é a temperatura si e não a substância.
Em entrevista ao O Globo, o representante do Brasil na IARC, Luis Felipe Ribeiro Pinto, pontuou que, no caso do Brasil, é justamento no Rio Grande do Sul onde está o maior número de casos de câncer de esôfago. No estado sulista, onde é bem comum o consumo de chimarrão quente, os diagnósticos são de duas vezes e meia a cinco vezes maior que no restante do país.
Qual a temperatura ideal para beber algo quente?
Segundo o especialista, o indicado é não ultrapassar os 60ºC. Com isso para chegar nessa temperatura é recomendado que ao fazer um chá, por exemplo, o fogo seja desligado assim que o líquido começar a ferver e colocar o recipiente com o líquido sobre uma superfície fria por cerca de cinco minutos para só então beber.
Leia também: Dicas para amenizar a sensibilidade nos dentes
A Dra. Eliana Franciscatti atua na odontologia há quase 20 anos e possui como foco as áreas de odonto estética, reabilitação oral e ortodontia. Por isso, uma de suas principais marcas é o contínuo aprendizado e aprimoramento de técnicas através de cursos, seminários e eventos que trazem, à realidade do paciente, o que há de mais moderno no setor.
A Dra. Eliana e sua equipe possuem como um dos principais cuidados, o acompanhamento de seus pacientes, tudo para garantir que mantenham a boa saúde da boca e prevenir contra qualquer mal que possa afligi-los. Seu consultório está localizado no centro da cidade de Caieiras, local de fácil acesso de carro e transporte coletivo. Conheça mais sobre o trabalho da Dra. Eliana Franciscatti acessando seu site e Facebook.
Site desenvolvido Alliance Comunicação Sustentável
Comentários