Articulação Temporomandibular: quais os problemas mais comuns e como tratá-los? 

A articulação temporomandibular é responsável pela junção entre a mandíbula e o osso temporal do crânio, localizado a frente das orelhas em cada lado da cabeça. Essa articulação é super flexível e responsável pela ação de mastigar e morder alimentos, além de falar, cantar e até bocejar.   

Os músculos dessa articulação controlam qualquer movimento do maxilar, por isso, quando há disfunção da ATM, temos um problema.  Entre os sintomas apresentados pelo transtorno na ATM estão dor de cabeça, intensificação dos quadros de cefaleia, além de dores no pescoço ouvido e face.   

Transtorno na ATM pode demandar tratamento multidisciplinar  

Em casos de pessoas que têm bruxismo, por exemplo, é preciso fazer um tratamento no dentista para tratar o desgaste dos dentes e iniciar o uso de plaquinhas. Porém, além de oferecer tratamento para as consequências da disfunção também é preciso intervir na sua origem. Médicos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos também estão na lista de profissionais que talvez devam ser procurados.   

Disfunção Temporomandibular (DTM): Saiba os exercícios que podem ajudar a melhorar esse incômodo   

É muito importante a visita ao dentista para saber as causas do problema e o melhor tratamento. Mas, para aliviar os incômodos e dores, existem algumas dicas bem simples de alongamentos para fazer em qualquer lugar.   

Quem sofre essa disfunção, às vezes tem dificuldades de realizar os movimentos de abrir e fechar a boca, por exemplo, mas com um pouco de paciência e calma, é possível melhorar os incômodos. 

Relaxar e alongar a mandíbula  

  • Sente-se numa cadeira com encosto para manter a postura ereta;  
  • Coloque a língua no céu da boca;  
  • Em seguida, tente abrir a boca com a língua ainda na mesma posição;  
  • Enquanto isso respire lentamente por alguns segundos e expire aos poucos;  
  • Feche a boca e, se não sentir dor, repita o exercício umas 10 vezes.   

Massagem  

  • Massageie toda a área do maxilar onde há dor com as pontas dos dedos em movimentos circulares;  
  • Belisque suavemente a região com o dedo indicador e o polegar para soltar a pele do músculo várias vezes;  
  • Novamente, com a ajuda das mãos, alongue sua mandíbula para baixo, abrindo lentamente a boca para cada um dos lados.  

As bochechas são grandes aliadas  

  • Encha as bochechas e movimentar o ar dentro da boca de um lado para o outro. 
  • Repita esse movimento umas 10 vezes e irá sentir o maxilar mais solto e leve.   

Leia também: A escovação com creme dental fluoretado é comprovadamente eficaz

Dra. Eliana Franciscatti

A Dra. Eliana Franciscatti atua na odontologia há quase 20 anos e possui como foco as áreas de odonto estética, reabilitação oral e ortodontia. Uma de suas principais marcas é o contínuo aprendizado e aprimoramento de técnicas através de cursos, seminários e eventos que trazem à realidade do paciente o que há de mais moderno no setor.

A Dra. Eliana e sua equipe possuem como um dos principais cuidados o acompanhamento de seus pacientes para garantir que mantenham a boa saúde da boca e prevenir contra qualquer mal que possa afligi-los. Seu consultório está localizado no centro da cidade de Caieiras, local de fácil acesso de carro e transporte coletivo. Conheça mais sobre o trabalho da Dra. Eliana Franciscatti acessando seu site e Facebook.

Comentários