Pesquisa conduzida pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, constatou que pessoas que consumiam com maior frequência de alimentos ricos em ômega 3 apresentavam menores chances de desenvolver gengivite. Para ajudar a deixar a sua boca protegida contra a gengivite e o seu sorriso mais bonito, selecionamos quais os melhores alimentos para incluir no seu prato.
O ômega 3 é uma gordura poli saturada composto por ácidos graxos encontrados em peixes que vivem em águas profundas e se alimentam de pequenos crustáceos e algas. Há dois tipos de fontes de ômega 3 boas contra a gengivite , a primeira chamada de cadeia longa presente nos alimentos listados na lista abaixo; os de cadeia curta, que contém menor concentração do nutriente, como o brócolis, rúcula, couve, espinafre.
O estudo analisou dados do National Health and Nutrition Examination Survey (Pesquisa Nacional sobre Saúde e Alimentação), com dados de mais de 9 mil adultos participantes que, entre os anos de 1999 e 2004, receberam avaliação odontológica. Os participantes também responderam informações relativas a dados demográficos, étnicos e sócio-econômicos.
“Descobrimos que o consumo de ômega 3 é inversamente relacionado à ocorrência de gengivite na população norte-americana”, declarou Asghar Z. Naqvi, do Departamento de Medicina Beth Israel Deaconess Medical Center. Ou seja, o grupo de quem consumia mais alimentos ricos em ômega 3 era o que apresentava menor presença de gengivite.
“Até agora, o tratamento da periodontite envolvia principalmente a limpeza mecânica e a aplicação local de antibióticos. Assim, uma terapia alimentar, se efetiva, pode ser um método mais barato e mais seguro para a prevenção e tratamento da periodontite. Dada a evidência que indica um papel para os ácidos graxos do tipo ômega 3 em outras condições inflamatórias crônicas, é possível que o tratamento de periodontite com ácidos graxos ômega 3 possa ter o benefício adicional de prevenir outras doenças crônicas associadas à inflamação”, analisou Naqvi.
O ômega 3 está presente em alguns peixes como a sardinha, nas nozes e na linhaça – são alimentos muito ricos para a saúde, como um todo. O estudo mostra que, de fato, a substância reduz a inflamação nas gengivas, diminuindo a perda óssea.
Confira abaixo alguns alimentos ricos em ômega 3 e fáceis de incorporar na dieta:
Sardinha: a porção de 100g contém 3,3 g de ômega 3;
Salmão: a porção de 100g contém 1,4g de ômega 3
Atum: a porção de 100g contém 0,5 g de ômega 3
Nozes: a porção 28g contém 2,6g de ômega 3
Sementes de linhaça: a porção de 20g contém 1,6 de ômega 3
Elizabeth Krall Kaye, da Universidade de Harvard, declarou que o estudo era importante por concluir que mesmo pequenas quantidades do nutriente podem ser benéficas para a prevenção da gengivite. “Trata-se de níveis que podem ser obtidos em alimentos com alto teor desses ácidos, sem ser necessário recorrer a suplementos”.
Comentários