ATM: melhore os incômodos dessa articulação com 5 exercícios para a mandíbula

A Articulação Temporomandibular, também conhecida como ATM, é uma disfunção que atinge diversos pacientes e causa problemas, especialmente relacionados a dores e desconfortos, ao realizarem situações simples do dia a dia, como abrir e fechar a boca. Isso acontece porque, essa articulação é a principal responsável por auxiliar na mastigação e movimentação da mandíbula e quando apresenta problemas, compromete o funcionamento ideal das regiões.

A chamada de disfunção na ATM, pode ser identificada por sintomas como dores de cabeça, dores no pescoço ou nas costas, dores de ouvido e/ou pressão atrás dos olhos, vertigens, zumbidos, sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca, além de dor ao bocejar ou mastigar. De maneira geral, o paciente fica constantemente submetido à dor, por isso é importante procurar ajuda profissional o quanto antes.

Leia também: Transtorno na ATM pode afetar bem-estar emocional

Saiba os exercícios que podem ajudar a melhorar esse incômodo na ATM

A visita ao dentista é fundamental para saber as verdadeiras causas do problema e o melhor tratamento. Mas, para aliviar os incômodos e dores até lá, existem algumas dicas bem simples de alongamentos para fazer em qualquer lugar e que vão ajudar a amenizar as dores causadas pelo ATM. Confira algumas!

1) Para movimentar a mandíbula dolorida pelo ATM, abra e feche a boca

Para quem sofre os efeitos do ATM, às vezes, é difícil realizar os movimentos de abrir e fechar a boca, mas com um pouco de paciência e calma, é possível relaxar e alongar a mandíbula. Veja só:

– Sente-se numa cadeira com encosto para manter a postura ereta;

– Coloque a língua no céu da boca;

 – Em seguida, tente abrir a boca com a língua ainda na mesma posição;

– Enquanto isso respire lentamente por alguns segundos e expire aos poucos;

– Feche a boca e, se não sentir dor, repita o exercício umas 10 vezes. 

2) Massageie toda a área do maxilar que o ATM contrai

O ATM causa dores na mandíbula e a sensação de contração, por isso, massagens podem ajudar muito:

– Massageie toda a área do maxilar onde há dor com as pontas dos dedos em movimentos circulares;

– Belisque suavemente a região com o dedo indicador e use o polegar para soltar a pele do músculo várias vezes;

– Novamente, com a ajuda das mãos, alongue sua mandíbula para baixo, abrindo lentamente a boca para cada um dos lados.

3) As bochechas são importantes para relaxar os músculos que o ATM atinge

Além de ser um grande auxiliar na mastigação e na fala, a bochecha é bem útil para relaxar outras musculaturas e ossos da face que o ATM ocasiona. 

– Encha as bochechas e movimente o ar dentro da boca de um lado para o outro (repita esse movimento 10 vezes) e irá sentir o maxilar mais solto e leve.

4) O ATM  te causa dores? Movimente a boca lentamente!

Falar movimenta mais de 70 músculos do nosso rosto e é um ótimo exercício para alongar e relaxar o maxilar. Fale em câmera lenta e você sentirá menos dores na mandíbula causadas pelo ATM.

5) O bocejo pode ser um excelente alongamento contra o ATM

Além de ajudar a oxigenar o cérebro e melhorar a atenção, bocejar também é um bom alongamento para as dores do ATM.

Leia também: Aparelho ortodôntico autoligado: conheça seus principais benefícios

Dra. Eliana Franciscatti

A Dra. Eliana Franciscatti atua na odontologia há quase 20 anos e possui como foco as áreas de odonto estética, reabilitação oral e ortodontia. Uma de suas principais marcas é o contínuo aprendizado e aprimoramento de técnicas através de cursos, seminários e eventos que trazem à realidade do paciente o que há de mais moderno no setor.

A Dra. Eliana e sua equipe possuem como um dos principais cuidados o acompanhamento de seus pacientes para garantir que mantenham a boa saúde da boca e prevenir contra qualquer mal que possa afligi-los. Seu consultório está localizado no centro da cidade de Caieiras, local de fácil acesso de carro e transporte coletivo. Conheça mais sobre o trabalho da Dra. Eliana Franciscatti acessando seu site e Facebook.

Comentários