Hoje em dia, a procura por faceta de resina ou porcelana tem aumentado por pessoas que sonham com um sorriso mais branco e harmônico. Além da estética dental, as facetas tem o poder de devolver a autoestima e a segurança para quem está insatisfeito com a aparência dos dentes naturais.
Leia também: Especialista em dentística em Caieiras: saiba como essa área pode ajudar seu sorriso
Quando feitas por um profissional de confiança, as facetas de resina ou porcelana ficam bem presas e seguras apresentando uma durabilidade de 15 anos ou mais. Mas, para que o resultado esperado seja alcançado, é preciso entender as diferenças, vantagens e desvantagens do material para definir a melhor opção para a necessidade do paciente.
Nesse quesito, as facetas de porcelana levam vantagem por serem mais resistente e diminuírem os riscos de infiltração por cáries, apresentando uma vida útil de 15 anos ou mais em alguns casos. Já as facetas de resina, duram até 2 anos.
As facetas de resina ganham quando o assunto é o valor do tratamento, mas dependerá da avaliação do profissional para escolher o tipo de material. Contudo, é importante lembrar que, nos casos em que a porcelana é indicada, não é recomendada a substituição por resina.
O custo-benefício da porcelana é melhor do que o da resina, que pode ser mais em conta, mas, por outro lado, pode precisar de trocas frequentes que não compensam no valor final.
Algumas mudanças, como fechamento de pequenos espaços, casos de dentes com mais da metade comprometida por amarelamento ou situações de emergências estéticas, como um dente lascado, podem ser resolvidas rapidamente com o uso da resina.
Já a porcelana demora mais para ser preparada, solucionando questões mais difíceis, como espaços muito grandes entre os dentes, correções de formato, harmonização das cores e até recuperações de danos causados por bruxismo.
Nesse quesito, a porcelana leva vantagem, já que a resina amarela com o passar dos anos, principalmente com o consumo de alimentos e bebidas, como vinhos, café e molhos pigmentados. Já a porcelana apresenta taxas menores de amarelamento por ser mais resistente e não permitir que o pigmento dos alimentos entre em seus poros.
As facetas de resina ficam opacas mais facilmente, pois são mais vulneráveis em contato com as substâncias químicas dos alimentos e com ação de fricção da própria escova de dentes. Por outro lado, as facetas de porcelana são mais resistentes e ideais para quem não pretende ter problemas com essa questão a longo prazo.
A porcelana é um material mais nobre e suas características de assemelham à estética dos dentes naturais, colocando-a em vantagem nesse quesito. Contudo, a resina vem evoluindo, conseguindo resultados estéticos muito parecidos com o da porcelana, em alguns casos.
Leia também: Saiba como funciona os procedimentos odontológicos onlay e inlay
A Dra. Eliana Franciscatti atua na odontologia há quase 20 anos e possui como foco as áreas de odonto estética, reabilitação oral e ortodontia. Uma de suas principais marcas é o contínuo aprendizado e aprimoramento de técnicas através de cursos, seminários e eventos que trazem à realidade do paciente o que há de mais moderno no setor.
A Dra. Eliana e sua equipe possuem como um dos principais cuidados o acompanhamento de seus pacientes para garantir que mantenham a boa saúde da boca e prevenir contra qualquer mal que possa afligi-los. Seu consultório está localizado no centro da cidade de Caieiras, local de fácil acesso de carro e transporte coletivo. Conheça mais sobre o trabalho da Dra. Eliana Franciscatti acessando seu site e Facebook.
Site desenvolvido Alliance Comunicação Sustentável
Comentários