Conheça alguns sinais de IST’s que se manifestam na boca

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), antigamente conhecidas pela sigla DSTs, podem ser contraídas de variadas formas, que vão desde a relação sexual, inclusive oral, desprotegida até o contato com sangue de pessoas já contaminadas. Mas o que isso tem a ver com a odontologia? Muita coisa, afinal, é comum que apareçam sinais na boca, como herpes, clamídia, sífilis e gonorreia, que apontam para a possibilidade de uma dessas patologias existir.

Os sintomas variam muito de acordo com cada IST contraída e também com a fase de desenvolvimento da doença no indivíduo, podendo acontecer simultaneamente com febre, mal estar e dor muscular. No entanto, existem alguns indicativos comuns que evidenciam a necessidade de buscar a ajuda de um dentista e também de um médico. Entre os fatores que requerem uma atenção, estão as aftas na boca, que não necessariamente doem; amigdalite; feridas ou herpes labial; garganta avermelhada e dolorida; manchas brancas na região interna da garganta.

Leia também: Muito estresse no dia a dia pode também colocar sua saúde bucal em risco; entenda

Quais os tratamentos oferecidos para as ISTs orais?

Assim como os sinais são diferentes para cada patologia, as formas de tratamento também mudam de caso para caso. Em situações em que existe herpes oral, caracterizada por um pequeno conjunto de pequenas bolhas ao redor da boca, um dos possíveis tratamentos acontecem por meio de laserterapia e da prescrição de medicamentos anestésicos específicos. Esses remédios ajudam a reduzir os incômodos, as feridas e dores que podem ocorrer, além de auxiliarem a restabelecer a saúde bucal.

Já a gonorreia oral e a clamídia são geralmente tratadas com antibióticos, enquanto que a sífilis pede remédios com penicilina ou tetraciclina. Por se tratarem de patologias que trazem uma série de complicações à saúde geral, é essencial procurar ajuda de um especialista para fazer o tratamento adequado dessas doenças e receber o diagnóstico e tratamento adequados. Vale ressaltar que a medicação por conta própria pode trazer sérios problemas, evite se automedicar! 

Leia também: Gengiva inchada ou dolorida? Confira esses e outros sinais que indicam que é hora de visitar o dentista

Dra. Eliana Franciscatti

A Dra. Eliana Franciscatti atua na odontologia há quase 20 anos e possui como foco as áreas de odonto estética, reabilitação oral e ortodontia. Por isso, uma de suas principais marcas é o contínuo aprendizado e aprimoramento de técnicas através de cursos, seminários e eventos que trazem, à realidade do paciente, o que há de mais moderno no setor.

A Dra. Eliana e sua equipe possuem como um dos principais cuidados, o acompanhamento de seus pacientes, tudo para garantir que mantenham a boa saúde da boca e prevenir contra qualquer mal que possa afligi-los. Seu consultório está localizado no centro da cidade de Caieiras, local de fácil acesso de carro e transporte coletivo. Conheça mais sobre o trabalho da Dra. Eliana Franciscatti acessando seu site e Facebook.

Comentários