É consenso de que o ideal é fazer visitas periódicas ao dentista, pelo menos uma vez por ano, no caso dos adultos. Caso você queira saber mais detalhadamente a frequência ideal de visitas, clique aqui. No entanto, entre uma consulta de rotina e outra pode aparecer algum sinal, como gengiva inchada e dolorida, que indica que não está tudo bem com a sua saúde bucal. Confira abaixo esse e outros sinais de que é melhor ir ao dentista:
Leia também: Dor de dente na gravidez é mais perigoso do que se imagina
Como mencionado, a gengiva inchada e dolorida é um sintoma de que não está tudo bem. Isso porque o aspecto aponta que está acontecendo uma ação bacteriana na região, que ocasiona na famosa “gengivite”, que também gera sangramentos na hora da escovação. Se tratada no começo, basta uma limpeza em consultório e uma rotina adequada de escovação. Caso contrário, será necessária uma medida mais intensa.
Aproveitou as baixas temperaturas do inverno para tomar uma sopa quente e sentiu um choque nos dentes? Se a resposta é sim, provavelmente você está com algum quadro de sensibilidade. A complicação ocorre quando os tubos dentinários ficam expostos após uma retração, geralmente sutil, da gengiva.
O constante incômodo na arcada, cabeça e ouvidos pode estar ligado a diversos fatores ligados à odontologia. Sendo assim, o quadro pode acontecer por causa do posicionamento incorreto dos dentes, mordida torta, próteses mal colocadas, bruxismo e até mesmo a erupção de um ou mais dentes do siso. Por isso, é fundamental ir até um dentista para que o profissional investigue a fundo a origem dessas dores.
Feridas na região e cavidade bucal, principalmente quando não apresentam sinal de cicatrização dentro de uma semana, devem ser avaliadas por um dentista imediatamente. Na maioria dos casos pode ser apenas um indicador de enfraquecimento do sistema imunológico, no entanto em situações mais graves pode ser um sinal de um tumor maligno. Há também a possibilidade de ser herpes labial, que é causada por um vírus e ser contagiosa.
Outro indicador de que é hora de fazer uma visita ao dentista é o aspecto da língua. Caso ela não esteja rosada, e sim descamada – o que causa um incômodo na hora da ingestão de alimentos – o sintoma pode indicar uma relação com alergias respiratórias, ou doenças dermatológicas.
Leia também: Sorriso mais bonito: conheça alguns procedimentos estéticos odontológicos
A Dra. Eliana Franciscatti atua na odontologia há quase 20 anos e possui como foco as áreas de odonto estética, reabilitação oral e ortodontia. Por isso, uma de suas principais marcas é o contínuo aprendizado e aprimoramento de técnicas através de cursos, seminários e eventos que trazem, à realidade do paciente, o que há de mais moderno no setor.
A Dra. Eliana e sua equipe possuem como um dos principais cuidados, o acompanhamento de seus pacientes, tudo para garantir que mantenham a boa saúde da boca e prevenir contra qualquer mal que possa afligi-los. Seu consultório está localizado no centro da cidade de Caieiras, local de fácil acesso de carro e transporte coletivo. Conheça mais sobre o trabalho da Dra. Eliana Franciscatti acessando seu site e Facebook.
Site desenvolvido Alliance Comunicação Sustentável
Comentários