Com qual frequência devo visitar o dentista?

frequencia no dentista

Visitar o dentista com frequência é algo essencial e todos sabem disso, porém, os que o fazem são poucos. E essa distância com o dentista é uma sugestão à problemas de saúde bucal.

Veja abaixo qual a frequência ideal de visitas para cada idade.

CRIANÇAS

Crianças a partir do primeiro ano de idade ou quando aparecerem os primeiros dentes, já podem consultar o dentista pela primeira vez. Após essa consulta, o profissional determinará o tempo de retorno.

Dos seis aos oito anos de idade, algumas crianças começam a trocar de dentição. Com isso é necessário uma visita mais regular, uma vez que, neste período, elas estão sujeitas ao aparecimento de cáries.

ADOLESCENTES

Quando chega a adolescência, o risco de cárie diminui, sendo assim, as visitas podem ser mais intercaladas, uma vez a cada dois anos, por exemplo. Porém, tudo vai depender dos cuidados bucais do adolescente e da orientação do profissional.

A atenção especial nessa idade tem que ser dada a outras questões, como por exemplo, a presença de placa bacteriana que, principalmente, se deve à má escovação. Esse problema pode aumentar para gengivite e periodontite.

Além disso, na adolescência é comum a necessidade de aparelho ortodôntico e remoção do dente do siso, que pode ou não ser necessária.

Alguns sintomas são importantes para saber se a visita é necessária, como por exemplo, dores e incômodos nos dentes e boca.

ADULTOS

Os adultos estão expostos à diversos problemas bucais e, alguns desses problemas, nem sempre alertam ou deixam algum sintomas. Por isso, visitar com frequência o dentista poderá permitir trabalhar preventivamente e evitar ter problemas bucais maiores e mais graves.

Portanto, a visita é ideal anualmente, porém, alguns casos, exigem que a visita seja realizada a cada seis meses, como por exemplo, pessoas com problemas de placa bacteriana e tártaro. O mesmo serve para pessoas que possuem diabetes e hábitos prejudiciais, como fumar e excesso de consumo de bebida alcoólica.

Quando adulto, os dentistas fazem um check-up geral da boca. São analisados os dentes, gengiva, língua e palatos. Com isso, é possível identificar cáries, inflamações, raízes dos dentes e, até mesmo, um possível câncer na boca.

IDOSOS

Quando chegamos em determinada idade, os problemas bucais tendem a aumentar. Boca seca, sensibilidade, cáries, gengivite, são alguns dos exemplos que podem aparecer quando ficamos mais velhos.

Para idosos, a visita ao dentista deve ser feita, no mínimo, uma vez ao ano. Porém, visitas a cada seis meses, auxiliam no trabalho preventivo e a descobrir mais recentemente algum problema de saúde bucal.

Dra. Eliana Franciscatti

A Dra. Eliana Franciscatti atua na odontologia há quase 20 anos e possui como foco as áreas de odonto estética, reabilitação oral e ortodontia. Por isso, uma de suas principais marcas é o contínuo aprendizado e aprimoramento de técnicas através de cursos, seminários e eventos que trazem, à realidade do paciente, o que há de mais moderno no setor.

A Dra. Eliana e sua equipe possuem como um dos principais cuidados, o acompanhamento de seus pacientes, tudo para garantir que mantenham a boa saúde da boca e prevenir contra qualquer mal que possa afligi-los. Seu consultório está localizado no centro da cidade de Caieiras, local de fácil acesso de carro e transporte coletivo. Conheça mais sobre o trabalho da Dra. Eliana Franciscatti acessando seu site e Facebook.

Comentários