A saúde bucal dos idosos merece atenção

Com o avanço da idade, o processo de envelhecimento causa ao organismo mudanças anatômicas e fisiológicas. Por conta desse motivo natural, a saúde bucal nos idosos precisa de um pouco mais de atenção. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada pelo IBGE, pessoas com 60 anos ou mais já perderam todos os dentes.

Os idosos costumam tomar muitos medicamentos e com o passar dos anos alguns deles agem nas glândulas salivares, fazendo com que elas produzam menos saliva e, consequentemente, ocasionando xerostomia (boca seca). Ela pode causar mau hálito; cáries; fissuras; aftas e doenças periodontais, caso não seja tratada algumas dessas disfunções, como as cáries, podem transformar-se em problemas mais graves e levar a perda óssea e dos dentes.

Outro distúrbio muito comum nessa fase da vida é a lesão devido ao uso incorreto de próteses dentárias. A utilização deve ser feita somente sob recomendação de um profissional da área odontológica, pois ele saberá qual o melhor modelo e como fará a aplicação correta.

Para evitar danos à saúde bucal na terceira idade é necessário visitar o dentista regularmente e adotar cuidados para manter dentes e gengivas saudáveis, como a escovação após as refeições e o uso do fio dental.

Comentários