Risco de gengivite na infância

A gengivite é provocada pela falta de higiene bucal, consequentemente, ocorre o acúmulo de placa bacteriana. Uma das principais formas de prevenção é realizar uma limpeza adequada todos os dias, principalmente após as refeições.

Existe um grupo de pacientes, no entanto, que corre o risco da doença, pois, em geral, dependem de outras pessoas para a correta higiene. As crianças. Elas precisam da ajudar de seus pais para entender o valor da saúde bucal, mesmo que ainda tenham dentes de leite. Além disso, outra doença bucal comum nessa fase é a gengivite estomatite herpética.

A gengivite apresenta diversos sintomas, como sangramento e inchaço das gengivas, necessitando de tratamento o mais rápido possível. Quando o quadro acomete as crianças é preciso ficar alerta, pois pode comprometer a dentição permanente. Isto porque, as bactérias na boca podem dar origem a um abscesso dental, sendo capaz de prejudicar os dentes permanentes em formação nessa fase da vida.

Por esse motivo, é importante fazer com que os pequenos adquiram hábitos saudáveis de higiene, como utilizar o fio dental, escovar os dentes após as refeições e visitar o dentista regularmente.

Comentários