A cárie dentaria é uma doença crônica que deve ser tratada de maneira adequada e o mais rápido possível, caso contrário pode se agravar até destruir o dente. Crianças com o dente permanente ou até mesmo de leite, podem e devem realizar esse procedimento odontológico quando houver indicação necessário.
O tratamento de canal é indicado quando, por conta da cárie, ocorre a destruição dos tecidos duros – lesão – e a região onde se localiza o nervo dental (região pulpar) é atingida, deixando o dente doente.
Os dentes de leite são muito importantes para a saúde bucal do ser humano. É fundamental que cada um deles se mantenha saudável até o momento de cair sozinho para que haja harmonia na arcada dentária, pois cada elemento dentário precisa desenvolver sua função, resultando em saúde e equilíbrio para o paciente. Eles possuem algumas funções essenciais como, por exemplo, mastigação, fonação, suporte muscular, auxilio na deglutição e mantêm o espaço e norteiam a direção de erupção dos dentes permanentes que nascem em seguida.
Os dentes permanentes dependem dos de leite para crescerem fortes e corretamente. Se o antecessor estiver doente ou cair antes do tempo, o nascimento do próximo dente será afetado negativamente. Por isso, se houver a necessidade de fazer um tratamento de canal na criança ainda com dente de leite, devemos fazê-lo.
Existem alguns sinais que a criança pode dar, sejam comportamentais ou físicos, que ajudam os pais a perceberem se há um problema dental sério que precise de tratamento de canal, como choro constante, incomodo ao se alimentar, dor espontânea, principalmente à noite, bolinha contendo pus na gengiva ou inchaço na região próxima ao dente e escurecimento dental são alguns dos sintomas característicos do quadro.
Ao perceber um ou mais desses sintomas, o dentista deverá ser consultado para confirmação do diagnóstico através de radiografia da região e início de tratamento.
Site desenvolvido Alliance Comunicação Sustentável
Comentários