Os dentes amarelados são um problema muito comum, mesmo que não sejam uma questão tão urgente em termos de saúde bucal. Ainda assim, a situação pode causar um desconforto nas pessoas, a diminuição da confiança e da vontade de sorrir, além de levantar questionamentos sobre o porquê dos dentes ficarem amarelados. Os dentes amarelados nem sempre são perceptíveis logo de início, visto que o quadro surge de forma gradual. Mas, afinal, por que surgem? Como tratar?
Esse quadro pode estar associado a uma série de fatores que vão desde a genética, até o consumo de alimentos que estimulem essa situação.
Leia também: Acordou sentindo um gosto ruim na boca? Mau hálito matinal é normal; entenda
Genética: a dentina é a camada mais interna e porosa que reveste e protege a polpa do dente e que dá cor a eles. De maneira geral, a dentina pode se apresentar em quatro cores naturais básicas: marrom avermelhado, cinzento, cinza avermelhado e amarelo avermelhado. A coloração é herdada geneticamente.
Desgaste: quando a camada de esmalte dental está desgastada, ela apresenta aparência mais fina. Levando em consideração que esse esmalte é o que fica por cima da dentina, o desgaste diminui essa camada transparente e os dentes podem aparentar uma coloração mais escurecida. Pode ser causado por: envelhecimento natural, força excessiva colocada na mastigação, entre outros
Tabagismo: o cigarro, além de provocar uma série de doenças graves, como o câncer bucal, pode comprometer a aparência do sorriso. As substâncias tóxicas contidas no tabaco se fixam no esmalte e causam manchas.
Alimentação: o consumo de alimentos e bebidas, como chá e café, podem contribuir para o amarelamento dos dentes. Além disso, bebidas escuras como vinho e refrigerantes também têm sua parcela nisso. Assim como alguns alimentos como beterraba e açaí, que conseguem pigmentar o esmalte dentário.
Idade: é um processo natural do organismo e ocorre porque a dentição é exposta a muitos alimentos e a variações de temperaturas ao longo da vida.
Higiene inadequada: sem uma limpeza bucal adequada, a placa bacteriana pode acabar não sendo removida e com o tempo se transforma em tártaro, que aparece como uma camada escurecida nos dentes, alterando assim a coloração.
Leia também: Aspecto de língua branca pode ser um dos sinais para reforçar sua higiene bucal
A Dra. Eliana Franciscatti atua na odontologia há quase 20 anos e possui como foco as áreas de odonto estética, reabilitação oral e ortodontia. Uma de suas principais marcas é o contínuo aprendizado e aprimoramento de técnicas através de cursos, seminários e eventos que trazem à realidade do paciente o que há de mais moderno no setor.
A Dra. Eliana e sua equipe possuem como um dos principais cuidados o acompanhamento de seus pacientes para garantir que mantenham a boa saúde da boca e prevenir contra qualquer mal que possa afligi-los. Seu consultório está localizado no centro da cidade de Caieiras, local de fácil acesso de carro e transporte coletivo. Conheça mais sobre o trabalho da Dra. Eliana Franciscatti acessando seu site, Facebook e Instagram.
Site desenvolvido Alliance Comunicação Sustentável
Comentários