A cárie é um dos principais problemas odontológicos e, além de fazer mal já nos primeiros estágios, pode desencadear quadros mais graves, que se não tratados adequadamente podem evoluir até mesmo para a perda de um ou mais dentes. No geral, alguns dos possíveis efeitos do problema são o mau hálito, dor na região, sensibilidade e o surgimento de manchas escuras no sorriso. O dentista é o caminho mais indicado para resolver e indicar o melhor tratamento.
Antes de mais nada, é importante compreender a origem da cárie, que em geral é causada por uma série de fatores relacionados à higienização e até mesmo alimentação inadequada. Pode ocorrer em todas as faixas etárias, mas é muito comum na infância e terceira idade. O quadro começa pelo acúmulo de tártaro nos dentes, o que posteriormente leva à grande incidência de bactérias e à cárie.
Os microorganismos acumulados não são perceptíveis a olho nu, ou seja, tanto em casos iniciais quanto nos mais avançados, é necessário recorrer à ajuda profissional para uma avaliação detalhada.
Leia também: Conheça as principais causas do tártaro e como se prevenir contra o problema
Afinal, existe apenas um tipo de cárie? A resposta é não, existem a cárie ativa e inativa, cada uma delas com um efeito diferente sobre os dentes. A cárie ativa acontece quando o acúmulo das bactérias na boca fica alojado no esmalte dos dentes. Por outro lado, na inativa, há a continuidade do processo de deterioração da região. Logo, esta última pode ser caracterizada como mais perigosa para a saúde bucal e até exigir uma restauração completa para o tratamento.
Para reparar os danos causados por qualquer um dos tipos de cárie, o mais recomendado é procurar um dentista, mas alguns cuidados prévios podem acontecer para evitar o seu surgimento e que se agravem. Para isso, vale reforçar a importância dos cuidados diários com a saúde bucal, tais como escovação completa e uso do fio dental. Já, tendo isso em vista os tratamentos, podem envolver a utilização de resina branca e também a realização de restaurações dentárias. No geral, esses procedimentos podem evitar ações um pouco mais evasivas, como é o caso do tratamento de canal.
Leia também: Dentes amarelados: saiba o que significa e como evitá-los
A Dra. Eliana Franciscatti atua na odontologia há quase 20 anos e possui como foco as áreas de odonto estética, reabilitação oral e ortodontia. Uma de suas principais marcas é o contínuo aprendizado e aprimoramento de técnicas através de cursos, seminários e eventos que trazem à realidade do paciente o que há de mais moderno no setor.
A Dra. Eliana e sua equipe possuem como um dos principais cuidados o acompanhamento de seus pacientes para garantir que mantenham a boa saúde da boca e prevenir contra qualquer mal que possa afligi-los. Seu consultório está localizado no centro da cidade de Caieiras, local de fácil acesso de carro e transporte coletivo. Conheça mais sobre o trabalho da Dra. Eliana Franciscatti acessando seu site e Facebook.
Site desenvolvido Alliance Comunicação Sustentável
Comentários